Aqui estou eu de novo para deixar mais trabalhinhos feitos pelos Curiosos.
As plantas são essenciais para o equilíbrio de toda a vida na Terra. Sem elas os seres humanos e os outros animais não poderiam viver, uma vez que são as plantas que fornecem o oxigénio que usam para respirar.
Muitas servem também de alimento e é a partir de plantas que se fabrica o papel, a borracha, o chocolate, o pão e muitos medicamentos.
As plantas nascem, alimentam-se, respiram, crescem e reproduzem-se. A maioria das plantas possui um atributo especial: produz o seu próprio alimento. As plantas podem ter características muito diferentes considerando o local onde vivem. As que vamos explorar são formadas por raiz, caule, folha, flor, fruto e semente e correspondem à maioria das plantas – cerca de 80%.
A raiz cresce normalmente debaixo da terra. Serve para a planta se fixar ao solo e para absorver água e nutrientes.
O caule, na maioria dos casos, cresce acima da terra. Nele estão inseridas as folhas e as flores. O caule ajuda no suporte da planta, no transporte da água e dos nutrientes, na reserva de alimentos e no crescimento.
As folhas são as fábricas onde a planta produz o seu alimento. Para que estas fábricas funcionem é preciso a luz do sol. Enquanto as plantas produzem o seu alimento libertam um gás, o oxigénio.
As flores são muito importantes para as plantas se reproduzirem e formarem outras plantas iguais a elas.
Os frutos formam-se após a polinização das flores. No seu interior vão crescer as sementes. A polinização pode ser ajudada pela água, pelo vento ou por animais (abelhas, moscas, pássaros..).
As sementes quando caem na terra “acordam” e originam um pequeno rebento que irá dar origem a uma nova planta. As sementes, tal como as raízes, os caules, as folhas, as flores e os frutos, podem ter forma, cor, textura e tamanhos muito diferentes. Algumas plantas não formam flores nem sementes, por exemplo os fetos e os musgos. Nestes, as plantas reproduzem-se através de esporos, que são ainda mais pequeninos do que as sementes.
Já trazíamos do ano passado muitas informações sobre as plantas, por isso, a primeira coisa a fazer foi relembrar aquilo que já sabíamos.
Registámos no quadro e no nosso caderno diário...
E nada melhor que aproveitar esta oportunidade para observar com atenção as plantas que nos rodeiam, por isso fomos trabalhar para o recreio.
Separados em grupos, desenhámos uma das muitas árvores ou flores que estão nos nossos canteiros.
Nesta apresentação podem apreciar os nossos bonitos desenhos.
Todos os trabalhos que realizarmos sobre plantas serão arquivados nesta pasta, para futuras consultas.
Também estivemos a fazer produção de texto e os Curiosos têm uma apetência muito especial por poesias...
A pares, tentaram cumprir a proposta de trabalho: "Poemas com perfume".
E que perfumados ficaram os seus trabalhos!
Também fizemos algumas flores Origami, actividade que é muito do agrado dos Curiosos.
A professora preparou um painel onde colou os diagramas de como executar algumas flores e os Curiosos lá foram decifrando as indicações dadas.
Também se foram ajudando uns aos outros... um verdadeiro trabalho de equipa!
Para concluir esta tarefa, montámos um painel com os nossos poemas e origamis.
Ficou muito florido!
:)
Beijinhos grandes da professora