<body> As Novas Aventuras dos Curiosos à Vista
sexta-feira, 20 de novembro de 2009




Olá amiguinhos!

Como forma de não esquecermos o Dia Mundial da diabetes, a nossa querida amiga Educadora Zé esteve na nossa sala a dinamizar uma acção de sensibilização.



Apresentou um Power Point e como é diabética, sabe muito destas coisas...
  • O que é a diabetes?
  • Como se pode prevenir?
  • Sequelas da diabetes...


A Educadora Zé levou vários materiais para os Curiosos manipularem:
máquina de medição de glicemia, tiras-teste, lancetas, canetas de insulina e ainda uma brochura sobre "O jovem diabético na escola."




Os mais corajosos quiseram fazer o "teste de glicemia", assim como a professora.
Felizmente todos os valores se situavam dentro da normalidade: 80 - 120.




Foi uma manhã muito produtiva, aprendemos que as crianças diabéticas podem e devem participar em todas as actividades escolares sem qualquer discriminação.

A garantia de cuidados à criança diabética na Escola é indispensável a curto prazo, para a sua segurança e, a longo prazo, para alcançar todo o potencial académico e uma plena qualidade de vida.

Para colaborar no tratamento de uma criança com diabetes, é fundamental compreender os efeitos da actividade física, da alimentação e da insulina nos níveis de açúcar no sangue, e ter presentes algumas noções sobre a natureza da diabetes.
Na linha do desejável intercâmbio equipa de saúde/Escola, é indispensável que seja fornecida ao professor informação escrita contendo normas precisas e detalhadas de actuação e contactos. Alguns aspectos relacionados com a rotina diária da criança com Diabetes na Escola merecem uma abordagem mais detalhada, nomeadamente a determinação de glicemias e injecção de insulina, o reconhecimento e actuação no caso de hipoglicémia, as refeições na Escola, o exercício físico, as actividades fora da Escola, os exames e as eventuais repercussões psicológicas da diabetes no ambiente escolar.



Etiquetas:

 
Escrito por Curiosos à Vista! às 21:06 |


1 Comentários:


At 24 de novembro de 2009 às 00:07, Anonymous Anónimo

Queridos curiosos e prof Kika, mais uma vez consultei o vosso blog, fiquei maravilhada com o que vi! sao alunos fantasticos, como uma prfessora destas ja se previa! :)gostei de ver a actividade sobre a diabetes. um beijão para todos... da vossa admiradora secreta ??? :)