Olá amiguinhos!
Como forma de não esquecermos o Dia Mundial da diabetes, a nossa querida amiga Educadora Zé esteve na nossa sala a dinamizar uma acção de sensibilização.
Apresentou um Power Point e como é diabética, sabe muito destas coisas...
- O que é a diabetes?
- Como se pode prevenir?
- Sequelas da diabetes...
A Educadora Zé levou vários materiais para os Curiosos manipularem:
máquina de medição de glicemia, tiras-teste, lancetas, canetas de insulina e ainda uma brochura sobre "O jovem diabético na escola."
Os mais corajosos quiseram fazer o "teste de glicemia", assim como a professora.
Felizmente todos os valores se situavam dentro da normalidade: 80 - 120.
Foi uma manhã muito produtiva, aprendemos que as crianças diabéticas podem e devem participar em todas as actividades escolares sem qualquer discriminação.
A garantia de cuidados à criança diabética na Escola é indispensável a curto prazo, para a sua segurança e, a longo prazo, para alcançar todo o potencial académico e uma plena qualidade de vida.
Para colaborar no tratamento de uma criança com diabetes, é fundamental compreender os efeitos da actividade física, da alimentação e da insulina nos níveis de açúcar no sangue, e ter presentes algumas noções sobre a natureza da diabetes.
Na linha do desejável intercâmbio equipa de saúde/Escola, é indispensável que seja fornecida ao professor informação escrita contendo normas precisas e detalhadas de actuação e contactos. Alguns aspectos relacionados com a rotina diária da criança com Diabetes na Escola merecem uma abordagem mais detalhada, nomeadamente a determinação de glicemias e injecção de insulina, o reconhecimento e actuação no caso de hipoglicémia, as refeições na Escola, o exercício físico, as actividades fora da Escola, os exames e as eventuais repercussões psicológicas da diabetes no ambiente escolar.
Etiquetas: Dias Especiais