<body> As Novas Aventuras dos Curiosos à Vista
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010


Olá amiguinhos!


Aqui ficam algumas curiosidades sobre o Carnaval.

Quase ninguém sabe que Carnaval tem origem nas palavras carne +
vale (do latim: carnis = carne e vale = adeus ou nas expressões carne levare e carnilevamen que significam o mesmo: não comer carne). Com o Carnaval chega a Quaresma, período de penitência e jejum para os cristãos, onde era proibido comer carne toda a Quaresma. Hoje em dia a maioria das pessoas não come carne apenas na 6ª feira Santa.




Carnaval em Portugal



  • Actualmente, o Carnaval quase desapareceu da Europa, onde já teve grande importância em vários lugares.

  • O Carnaval português, que foi exportado para as antigas colónias, em especial para o Brasil (por volta de 1723), e sempre teve características bem diferentes do de outros países da Europa, sendo reconhecido até mesmo por autores portugueses como uma festa cujas características principais eram a porcaria e a violência.

    Clica aqui e vê como era.

  • O Carnaval de antigamente não era como hoje um desfile de corsos e meninas a dançar com pouca roupa, como no Carnaval brasileiro. (Não nos podemos esquecer que na altura do Carnaval, no Brasil é Verão, mas cá não, brrrr...)

  • As pessoas mascaravam-se, pregavam partidas, gozavam com as outras pessoas pois estando disfarçadas podiam fazê-lo sem serem reconhecidas.

  • Faziam "assaltos", que era irem ter com alguém em especial (de que se gosta - ou não -) e fazer-lhe a vida negra para se gozar com essa pessoa até se fartar, deixando tudo em desalinho.

  • O Carnaval de cada terra tinha o seu rei, o Rei Momo, que também tem uma rainha. A corte tem vários ministros (a fingirem ques estão sempre bêbedos) e imensas "matrafonas", que são homens vestidos de forma ridícula ou de mulher.

  • Normalmente há zés-pereiras que acompanham e animam o desfile, a tocar bombo, ou "tropas fandangas" também a tocar e a fazer disparates. Também aparecem gigantones e outros disfarces.

  • Hoje em dia Portugal ainda tem Carnavais com muita força e tradição: Ovar, Torres Vedras, Alcobaça, Loulé... E muitos mais, pois por todo o lado se brinca e se organizam festejos e bailes de Carnaval.

Fonte: Júnior TE

Etiquetas:

 
Escrito por Curiosos à Vista! às 11:44 |


2 Comentários:


At 16 de fevereiro de 2010 às 14:30, Blogger Tia Tatiana

Adorei o seu blog e a sua visitinha no meu também...Parabéns,ele é mt lindinho!!!
Passe sempre pelo meu também...rs
http://copieiedeucerto.blogspot.com/
Beijinhos,
Tia Tatiana.

 

At 16 de fevereiro de 2010 às 17:09, Blogger Aprender...é crescer...

Obrigada pela visita no nosso cantinho que tem estado sem actualizações. Não temos computador na sala pois avariou e estamos à espera de um novo, já que o outro não se pode arranjar (já era bastante velhote:))
Bom Carnaval também para voc~es