<body> As Novas Aventuras dos Curiosos à Vista
segunda-feira, 3 de maio de 2010



Olá amiguinhos!

Ontem comemorou-se um dos dias mais bonitos do ano:
o Dia da Mãe.
Este dia celebra o poder maternal com que todas as mulheres foram abençoadas.
A capacidade de gerar vida e todos os sacrifícios que essa dádiva implica.


Qual a história do dia da mãe?

As primeiras celebrações do dia da mãe remontam aos tempos da Grécia Antiga, e eram dedicadas a Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos Deuses da mitologia grega. Em Roma, as festas do dia da mãe eram em honra de Cybele, a mãe dos deuses romanos. Estas cerimónias aconteceram por volta de 250 a.C.

No século XVII, existia em Inglaterra o chamado “Domingo da Mãe”, intimamente ligado com o cristianismo e que servia para prestar homenagem às mães inglesas.

Tal como sucedeu no dia do pai, foi nos Estados Unidos que a dia da mãe foi institucionalizado. O dia da mãe começou a ser mencionado em 1872, mas foi só no ano de 1907 que foi comemorado pela primeira vez. A iniciativa partiu de Anna Jarvis, que após a morte da sua mãe sensibilizou a população para a importância da figura materna no seio da família e para a sociedade em geral.

Anna pretendia que as mães fossem reconhecidas, e presenteadas frequentemente, fosse com palavras e actos de afecto, levando-lhes calor ao coração de modo a agradecer o que essa mulher já fez por aquele que gerou. Dada a aderência da população, Anna e apoiantes tentaram através do recurso a pessoas influentes constituir o dia da mãe a nível nacional.

Em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou o 2º domingo de Maio como dia da mãe.
Em Portugal, o dia da mãe era comemorada a 8 de Dezembro, mas foi alterado para o 1º domingo do mês de Maio, em honra de Maria, mãe de Jesus.

Embora mude de país para país a data da comemoração, o espírito e objectivo é idêntico, reconhecer a mãe, o seu poder e bravura. O carinho, admiração, respeito e amor com que o elemento feminino se dedica aquilo que nasce e se desenvolve dentro dela até conhecer o mundo.


Histórias sobre as nossas Mães

Os Curiosos adorammmmm ouvir contar histórias...então, este ano, em vez de lhes contar uma história sobre o Dia da Mãe, fui literalmente "obrigada" a contar três histórias!
ihihihi

Aqui fica uma, passa vosso deleite:





Depois da leitura desta história cada um dos Curiosos identificou a sua mãe com uma das personagens apresentadas.
Foi engraçado ouvir as suas histórias e os motivos das suas escolhas.



Mensagem para a Mãe

Num bonito desenho sobre este Dia tão especial, os Curiosos escreveram versos, poemas e frases sobre as suas queridas mães.
E que imaginação têm os nossos meninos...!!!








Prendas para a Mãe

Este ano fizemos uma bonita pintura num saco para o pão, para oferecer à mãe.
Os Curiosos trabalharam em grupos, ajudaram-se e foram muito organizados nesta actividade, que ficou prontinha em dois tempos!
E modéstia à parte...acho que os saquinhos ficaram lindosssss!!!
:)








Cartão e embrulho

Por fim, os Curiosos elaboraram um pequeno cartão para acompanhar a prendinha.
O saquinho foi embrulhado em papel celofane, em forma de rebuçado gigante.






Etiquetas:

 
Escrito por Curiosos à Vista! às 21:59 |


0 Comentários: