<body> As Novas Aventuras dos Curiosos à Vista
sábado, 21 de novembro de 2009



Olá amiguinhos!


A geometria é um conteúdo matemático que pode ser bem explorado para a resolução de problemas e tem muitas aplicações que aparecem no mundo real.

Dessa forma, o geoplano é um recurso utilizado para auxiliar no trabalho e ensino das figuras e formas geométricas planas, e tudo o que lhes relaciona.
É com este material manipulativo, no ensino da matemática, que permite despertar a curiosidade, o interesse e a motivação dos alunos.
Com o geoplano podemos criar um ambiente em que o aluno possa entender o conceito, testar hipóteses, ter liberdade para se expressar, resolver problemas e desenvolver a criatividade.


Podem ser abordados vários conceitos de medida, de vértice, de aresta, de lado, de simetria, área, perímetro, ampliação e redução de figuras.

É composto por um tabuleiro quadrado, rectangular ou mesmo circular que em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego numa determinada distribuição, onde se prenderão os elásticos, usados para “desenhar” sobre o geoplano.

Assim, passámos duas manhãs a explorar algumas actividades com este material,
os Curiosos mostraram-se muito interessados, participativos e atentos.



1. Exploração livre do material




2. Entrega de uma ficha/roteiro com actividades para exploração e registo de descobertas



3. Também descobrimos que o geoplano "serve para fazer música".
Os elásticos serviram de "cordas", como se de um instrumento musical se tratasse e fomos explorando os vários sons que conseguíamos produzir.



...tentámos captar o som produzido...
Foi um momento relaxante.
:)



Etiquetas:

 
Escrito por Curiosos à Vista! às 15:05 |


1 Comentários:


At 22 de novembro de 2009 às 01:29, Blogger Pescar Idéias

Ótima atividades!!!!
Parabéns. Beijos