<body> As Novas Aventuras dos Curiosos à Vista
segunda-feira, 28 de setembro de 2009


Antes de iniciar o estudo deste tema,
a professora enviou para casa um pequeno questionário de forma que se tornasse mais fácil compreender os conteúdos abordados e para que os Curiosos conseguissem preencher sem dificuldades alguns exercícios que lhes foram propostos.

Começámos por observar, analisar e compreender as imagens do nosso livro,
respondemos a questões colocadas pela professora e só depois partimos para a leitura do texto informativo do nosso manual.



Percebemos que a nossa terra natal é a terra onde nascemos, é a localidade donde somos naturais, logo indica a nossa naturalidade.
Vimos as diferenças existentes entre grandes povoações - as cidades -, povoações mais pequenas - as vilas - e ainda as povoações muito pequenas - as aldeias.
Também observámos no mapa que as povoações podem localizar-se perto do mar(no litoral) ou longe do mar (no interior), mas que também se podem encontrar em zonas altas (serras) ou em zonas mais baixas, tais como os vales ou planícies.
Também ficámos a saber que o nosso país se divide em Distritos, Concelhos e Freguesias.
E é importante recordar que o nosso país tem três territórios: Portugal Continental, o Arquipélago da Madeira e o Arquipélago dos Açores.

Depois preenchemos uma ficha de trabalho que a professora preparou e de acordo com as nossas respostas fomos preencher uma tabela onde conseguimos observar o número de alunos que nasceram numa determinada localidade.



De acordo com os dados recolhidos na tabela, fomos preencher um gráfico de barras.
Tentámos fazer tudo muito direitinho!



Para concluir elaborámos um pequeno painel para ficar exposto na sala.


Beijinhos grandes da professora



Etiquetas: ,

 
Escrito por Curiosos à Vista! às 11:52 |


0 Comentários: