<body> As Novas Aventuras dos Curiosos à Vista
quarta-feira, 7 de outubro de 2009


Olá amiguinhos!


Apesar de já estarmos mais adiantados nos conteúdos ao nível do Estudo do Meio, por falta de tempo não tenho conseguido deixar no próprio dia tudo aquilo que temos feito.
Mas hoje venho aqui deixar um pequeno resumo daquilo que fizemos sobre o tema
"Distritos, Conselhos e Freguesias".

Ficámos a saber que o lugar onde nascemos - freguesia, concelho e distrito - indica a nossa naturalidade.
Portugal é o país onde vivemos e para que possa ser melhor e mais facilmente governado, está dividido em distritos, concelhos e freguesias. Os distritos estão divididos em concelhos e estes em freguesias.
A freguesia é a divisão administrativa mais pequena.
Um conjunto de freguesias é um concelho e um conjunto de concelhos é um distrito.
O país onde nascemos determina a nossa nacionalidade.


1. Aqui estão alguns mapas que analisámos com atenção.



2. Os nossos Curiosos fizeram algumas pesquisas em casa, com a ajuda da família, sobre a sua freguesia e leram os seus trabalhos aos colegas.



"Rio de Mouro é uma freguesia do concelho de Sintra que pertence à aldeia onde eu vivo, Albarraque. Rio de Mouro faz parte do concelho mais populoso do país, onde vivem muitas pessoas, por essa razão em Rio de Mouro existem muitos serviços, tais como: centro de saúde, estação de comboios, estação de correios, escolas primárias, preparatórias e secundárias, farmácias, uma esquadra da PSP, piscinas, igreja e é onde está situada a junta de freguesia, onde as pessoas podem tratar de vários assuntos." Carolina F.


"A localidade onde eu moro desde que nasci chama-se Janas, é uma pequena aldeia saloia que pertence à freguesia de S. Martinho, no concelho de Sintra. Antigamente a população de Janas vivia da agricultura, mas hoje em dia são poucas as pessoas que se dedicam a essa actividade. Janas é conhecida pela sua capela circular do séc. XVI dedicada a S. Mamede. Na minha localidade existe uma colectividade chamada Janas Futebol Club, onde as crianças e os jovens podem praticar algumas actividades, tais como judo, futebol, ténis, hip-hop, etc." Ricardo


"Varge Mondar poder-se-ia dizer que nasceu de uma forma clandestina em meados dos anos 70. Tratava-se de uma pequena aldeia rural/operária construídas em torno de pequenos terrenos de cultivo e da fábrica propriedade da Tabaqueira Nacional. Com o crescimento da indústria do tabaco, a fábrica cresceu alimentando um sem número de pequenas indústrias que se sediaram no concelho de Sintra, assim como os seus trabalhadores."
Joana



3. Desenhámos o Brasão do Concelho de Sintra.





4. Também reconhecemos a importância do BI, por isso, fizemos o "nosso".
E com direito a impressão digital e tudo!






AQUI
podem fazer o download de uma ficha de trabalho sobre este tema para fazerem revisões.

Divirtam-se!

Beijinhos grandes da professora



Etiquetas: ,

 
Escrito por Curiosos à Vista! às 21:28 |


0 Comentários: