<body> As Novas Aventuras dos Curiosos à Vista
sexta-feira, 23 de outubro de 2009




Olá amiguinhos!

Este ano vamos dar continuidade ao projecto “Caderno Mágico”, que iniciou no ano lectivo 2008/09 com a recolha de Fábulas.
Assim, entendi por bem alterar a temática deste pequeno projecto e iremos debruçar-nos sobre as “Lendas Tradicionais Portuguesas”. Estas assumem-se como uma estratégia por excelência na abordagem dos objectivos pretendidos, quer pelos valores morais e sociais que nelas estão presentes, quer por se assumirem como um instrumento que permite a envolvência das diversas áreas de conteúdo contempladas nas Orientações Curriculares para o 1º ciclo, o que consequentemente tornará as aprendizagens das crianças mais significativas e enriquecedoras.
Sabendo que as aprendizagens das crianças partem da acção, torna-se essencial proporcionar interacções diversificadas, quer consigo própria, quer com os outros, quer com o Mundo.
Assim, com este projecto solicita-se aos Pais e Encarregados de Educação a elaboração, em casa, com a participação das crianças e da família, de uma página do nosso caderno com o registo de uma Lenda de Portugal, a identificação da região ou distrito donde esta é tradicional e a sua ilustração.
Comunicar, articular e partilhar com os outros sobre o trabalho desenvolvido na escola é igualmente facilitador da integração das crianças e promotor do seu sucesso educativo.


Esta é a capa do nosso caderno de lendas...



... e eu própria dei início a este projecto de pesquisa,
registando a "Lenda das Amendoeiras em Flor".



Por sorteio, os Curiosos levam todas as quintas feiras o Caderno Mágico para casa e na sala fazem a leitura do seu trabalho para toda a turma.

Este é o trabalho de pesquisa da Fabiana.
"Lenda das Rosas da Rainha Santa Isabel"



E este foi o trabalho realizado pelo Mário.
"Lenda das Maias"



Esta semana quem levou para casa o Caderno Mágico foi a nossa Curiosa
LILIANA
Ficamos a aguardar pelo seu lindo trabalho.


Beijinhos grandes da professora



Etiquetas:

 
Escrito por Curiosos à Vista! às 20:03 |


0 Comentários: