Olá amiguinhos!
Aqui fica a sequência didáctica relativa a esta obra tão divertida.
Apresentação do livro
Nesta sessão voltámos a analisar a capa do livro, os elementos que a compunham e a tirar inferências.
Tentámos, mais uma vez, antecipar o conteúdo desta obra, que esteve envolta em mistério durante algum tempo.
Leitura de textos
Alguns Curiosos leram os textos narrativos que tinham executado na sessão anterior e fizeram-se comparações.
Surgiram histórias muito engraçadas e imaginativas... mas andaram longeeee da verdadeira história de Rumblewick (Rumbie, para os amigos).
Leitura da história
Chegou o momento tão esperado!
A professora leu as aventuras deste gato tão simpático, Rumbie.
A minha sugestão é que adquiram este livro tão empolgante, saltem para a vossa vassoura voadora e conheçam os terri-fritos dragões, com Rumblewick e a sua bruxa MUITO relutante.
A professora colocou o seu chapéu de bruxa e à medida que a acção se ia desenrolando, ia colando no quadro algumas imagens das personagens e das cartas que Rumbie trocava com o seu amigo Grimey.
Elaboração de textos informativos
No final da leitura, foi solicitado aos alunos que expressassem oralmente as suas opiniões sobre a obra e que comparassem a sua produção com a história original.
Com a ajuda de algumas pesquisas que já tinham sido feitas anteriormente, os alunos executaram, a pares, um texto informativo sobre dragões.
Para isso tiveram a ajuda de uma ficha onde preencheram o Bilhete de Identidade deste personagem.
Cada grupo de alunos apresentou o BI do seu dragão e os colegas iam tirando apontamentos para enriquecer os seus trabalhos. Os textos foram corrigidos com a ajuda da professora (revisão) e posteriormente foram editados no computador Magalhães.
Podem ver o desenrolar destas actividades AQUI
Todos os trabalhos já foram imprimidos e ilustrados com desenhos e colagens de dragões e fez-se um dossier de turma... do qual ainda não tirei fotos, mas prometo aqui colocar.
:)
Beijinhos grandes
Etiquetas: Língua Portuguesa, PNL